Se você concluiu recentemente um programa de reabilitação parabéns uma conquista brilhante – separamos para você 10 coisas para fazer após a reabilitação. Pedir ajuda para o vício e alcançar a sobriedade são passos enormes que exigem coragem e comprometimento. Mas o que acontece após a reabilitação? Como você se prepara e vive sua vida no início da recuperação?
Neste post, Explicaremos como colocar a recuperação do vício em primeiro lugar, fortalecer a saúde e o bem-estar, controlar o ritmo e prevenir a recaída.
1. O dia em que você sai da reabilitação – Prepare e compartilhe
Perto do final de seu tempo na clínica de reabilitação, você discutirá e fará planos para deixar o centro de tratamento. Seu conselheiro focal e a equipe de tratamento mais ampla irão orientá-lo sobre as considerações para o dia de sua partida.
Você saberá para onde está indo ao sair, como está viajando para o seu destino e se precisa de suporte no local para a viagem. Um parente ou amigo vem buscá-lo? Precisa de alguma coisa para tornar a viagem mais confortável? Se for uma longa jornada, você sabe onde está fazendo pausas ao longo do caminho?
Mais importante ainda, ao se aproximar da data de sua saída da reabilitação, fale sobre como você está se sentindo em relação ao retorno para a comunidade. A terapia de grupo e as sessões são o melhor lugar para expressar quaisquer preocupações que você tenha sobre voltar para casa. Fale sobre qualquer coisa que esteja em sua mente – não importa o quão grande ou pequeno pareça. A maioria das pessoas sente alguma expectativa ou preocupação em deixar a reabilitação – é normal ficar um pouco nervoso com essa fase importante.
Em alguns casos, as pessoas optam por estender seu tempo na reabilitação ou ir para outra instalação de recuperação de dependência. Você será capaz de discutir e planejar isso durante o seu tempo na reabilitação – então você saberá exatamente o que acontecerá quando você estiver indo embora.
2: O primeiro dia e a primeira noite em casa após a reabilitação – mantenha a simplicidade
Depois de passar semanas ou meses na reabilitação, chegar em casa ou no lugar onde está hospedado pode trazer à tona emoções contraditórias. Você pode se sentir animado para passar um tempo com sua família e dormir em sua própria cama novamente. Ou você pode estar preocupado em voltar para um apartamento vazio.
Talvez você compartilhe uma casa com amigos ou parentes que não entendem seu vício – ou eles próprios são viciados.
Quaisquer que sejam as suas circunstâncias, há tempo para se preparar enquanto estiver na reabilitação residencial. Você pode identificar os prós e os contras de onde está morando e desenvolver estratégias para lidar com qualquer coisa arriscada ou desafiadora em casa.
Embora você não possa prever tudo o que vai acontecer quando sair da reabilitação, falar sobre como lidará com as situações prováveis constrói suas estratégias de enfrentamento. Isso inclui saber o que fazer se sentir vontade de usar ou agir em seu vício. A maioria dos adictos em recuperação obtém alguns desejos para usar no início da recuperação – na reabilitação, você aprenderá como identificar o que está acontecendo e obter ajuda rapidamente.
Nossa principal sugestão é não assumir muito logo após sair da reabilitação. Lembre-se de que você acabou de passar por um programa intensivo de reabilitação para uma doença grave. Você não saiu de férias. Você não precisa dizer às pessoas tudo (ou absolutamente nada) sobre reabilitação. Faça as coisas no seu ritmo.
Portanto, você pode preferir ir para casa e ir com calma após a reabilitação, em vez de fazer planos para sair com os amigos. Ou se você não quiser ficar em casa sozinho na primeira noite, pode pedir a um bom amigo para vir. Melhor ainda, vá a uma reunião local de recuperação de viciados e converse sobre como você está se sentindo.
Se você tiver problemas para dormir na primeira noite em casa, tente usar algumas das técnicas de relaxamento que aprendeu na reabilitação, como meditação ou respiração profunda. Pode demorar alguns dias para se acalmar em casa – é completamente normal precisar de tempo para se ajustar.
3. Vá para Grupos locais de recuperação de vícios – o melhor suporte gratuito
Existem milhares de grupos de recuperação de 12 passos em todo o país – bem como na maioria dos países do mundo. Pesquise online a irmandade NA ou AA de sua escolha e encontre uma lista de reuniões locais.
Existem também grupos alternativos de apoio à dependência em muitas cidades no Paraná. Para pessoas que moram em áreas remotas, há reuniões de recuperação por telefone e online das quais você pode participar – entre em contato com a organização por meio do site para obter detalhes.
Por que os grupos de recuperação de dependências são uma boa ideia? A recuperação do vício é um processo, não um evento. A Clínica de Recuperação Erimus Paraná oferece o melhor começo possível – permitindo que você desintoxique com segurança e aprenda habilidades vitais de recuperação com a ajuda de especialistas. No entanto, a maioria das pessoas descobre que, a cada nova situação de recuperação, pode haver desafios e emoções fortes para controlar. Ao participar de grupos de apoio locais regularmente, você se beneficiará das ideias e do conhecimento da comunidade de recuperação.
4. Participar de sessões de pós-tratamento gratuitas – Estrutura e continuidade após a reabilitação
Boas clínicas de reabilitação, incluindo todas as instalações da Clínica Erimus em Floresta PR, oferecem sessões gratuitas de pós-atendimento aos clientes que concluem o programa. Enquanto estiver na reabilitação, você será informado sobre quando esses grupos funcionam. Normalmente, são grupos semanais que operam em um horário em que a maioria das pessoas pode comparecer facilmente.
Os cuidados posteriores são realmente úteis para administrar o período de transição entre deixar a reabilitação e retomar sua vida no mundo exterior. Você pode discutir todos os aspectos de viver a vida no início da recuperação – conforme você inicia atividades e enfrenta novos desafios.
5. Continue aprendendo sobre recuperação – crescimento e resiliência
Existem muitas maneiras de continuar a desenvolver suas habilidades de recuperação de dependência. É uma boa ideia ter uma variedade de abordagens – incluindo contato regular face a face com colegas em recuperação. Os métodos mais experimentados e testados incluem:
Participar de reuniões de recuperação de dependência – ouvir e compartilhar em sessões de grupo, ler a literatura e os livros oferecidos, assumir posições dentro do grupo para ajudar a conduzir as reuniões.
Passar por um programa de recuperação de vícios – por exemplo, o programa de 12 passos. Você trabalhará com um terapeuta ou conselheiro que o orientará durante o processo.
Trocar números de telefone com adictos em recuperação – de preferência pessoas que estão praticando um programa de recuperação, para quem você pode ligar para conversar sobre problemas.
Construir um relacionamento com o seu médico de família – é uma boa ideia consultar o médico no início da recuperação e informá-los sobre seu progresso. Eles também precisarão saber se você está se recuperando do vício em substâncias – porque essa é uma consideração importante se você precisar de medicamentos prescritos no futuro.
Aceitar aconselhamento ambulatorial sobre vícios – você pode perguntar na sua reabilitação onde encontrar conselheiros sobre vícios que trabalhem na comunidade. Isso é particularmente útil se houver coisas sobre as quais você não se sente confortável para conversar com seus colegas
Orientar ou patrocinar outras pessoas que desejam se recuperar do vício – depois de estabelecer sua própria recuperação, você pode começar a trabalhar com outras pessoas em seu processo de recuperação. Principalmente, isso ocorre em grupos de apoio gratuito para viciados – mas os adictos em recuperação encontram outras maneiras de transmitir suas habilidades, incluindo o voluntariado em clínicas de reabilitação.
Participar de comunidades de recuperação online – existem inúmeros sites, aplicativos, grupos de mídia social e recursos de recuperação disponíveis para as pessoas online. Se você não gosta de um, tente outro. Encontre comunidades que o inspirem a desenvolver sua recuperação.
Cuidados secundários ou outros programas residenciais – ocasionalmente, após a reabilitação, as pessoas descobrem que ainda estão lutando para manter a recuperação. Se este for o seu caso, há muitas opções de suporte contínuo e estruturado.
6. Limites com a família e amigos – Siga o seu plano de recuperação
A recuperação do vício pode ser uma ótima notícia para algumas pessoas em sua vida – mas outras podem reagir de maneira estranha ou até hostil. Por exemplo, sua mãe pode estar feliz por você ter desistido do álcool – mas seu melhor amigo parou de convidá-lo para sair ou ligar.
Na recuperação do vício, você pode enfrentar escolhas sobre o que é mais importante para você. A sua recuperação é mais importante do que manter as outras pessoas felizes? O melhor conselho que podemos lhe dar é levar as coisas do dia a dia e colocar o seu plano de recuperação em primeiro lugar. Outras pessoas não precisam entender o que você está fazendo. Você sabe por que a recuperação é essencial para você. Siga o plano e você colherá as recompensas – incluindo relacionamentos muito melhorados com a família e os amigos.
7. Para pessoas que retornam ao trabalho ou à educação – Conheça seus aliados
Dependendo das suas circunstâncias, você pode voltar direto ao trabalho ou aos estudos após a reabilitação ou pode tirar uma folga. Às vezes, as pessoas têm um retorno gradual à sua função de trabalho – como começar em meio período e aumentar as horas gradualmente. Para outros, um emprego ou curso é uma vantagem definitiva no início da recuperação – dá estrutura e propósito para o dia.
Seja qual for a sua decisão, é muito importante saber com quem você pode falar no seu local de trabalho ou estabelecimento de ensino. Em empresas maiores, geralmente há um departamento de RH. Em empresas menores, pode ser necessário conversar com seu gerente de linha, o diretor-gerente ou o CEO. Se você administra seu próprio negócio, a decisão é sua – portanto, pode ser necessário falar com outros proprietários de empresas em recuperação para obter orientação. Em todos os casos, converse sobre seus planos enquanto ainda estiver na reabilitação.
Nossa principal sugestão é esta – independentemente do que você decidir sobre retornar ao trabalho ou aos estudos, saiba que você pode mudar de ideia se sentir que é demais. Portanto, se você voltar a trabalhar em tempo integral imediatamente e a pressão for muito grande, considere reduzir temporariamente suas horas e obter suporte de recuperação extra. Se o seu curso na faculdade ou universidade parecer opressor, peça um tempo extra para completar as tarefas, procure aconselhamento ou adie por um ano.
8. Férias – é muito cedo para ir embora?
Tirar férias no início da recuperação pode ser uma experiência revigorante e revigorante – se você estiver indo pelos motivos certos e tiver um bom suporte no local. Portanto, não se trata tanto de quando você tira férias – é por que você está indo, com quem e se há suporte de recuperação local disponível.
Antes de reservar um feriado, sugerimos que converse sobre seus planos com colegas de recuperação. Isso o ajudará a identificar os prós e os contras de viajar – e se há um destino melhor ou plano para suas férias.
9. Relacionamentos.
Quando se trata de relacionamentos, a recuperação precoce costuma ser o momento em que as pessoas desejam iniciar, reviver ou encerrar relacionamentos. Isso ocorre porque os sentimentos entorpecidos pelo vício vêm à tona – e muitas vezes, eles podem ser muito impulsivos.
A menos que haja um motivo realmente urgente para terminar um relacionamento – como abuso emocional ou físico, comportamento criminoso ou um parceiro viciado que esteja ameaçando sua recuperação – então é uma boa ideia dar a si mesmo um tempo de recuperação antes de tomar grandes decisões. Obtenha apoio de colegas ou de um conselheiro de dependência com conflitos nos relacionamentos – não sofra em silêncio.
No que diz respeito a iniciar um novo relacionamento ou voltar a ficar com alguém, muitos profissionais da área de vícios aconselham que os novos relacionamentos sejam levados lentamente no início da recuperação. Isso ocorre porque o início da recuperação envolve incorporar todas as coisas que você precisa fazer por si mesmo para ficar bem. No entanto, não há realmente certo ou errado – portanto, se você entrar em um relacionamento no início da recuperação, certifique-se de falar sobre isso com pessoas de confiança e de atender às suas necessidades.
10. O que vem a seguir na vida? – Uma coisa de cada vez
Após a reabilitação, as pessoas muitas vezes sentem uma nova vida. Eles estão ansiosos para continuar com todas as coisas que o vício os impediu de fazer. Eles querem tomar decisões e seguir em frente com uma nova determinação.
A recuperação do vício é inspiradora – portanto, você pode obter muitas ideias criativas no início da recuperação sobre o que deseja fazer a seguir na vida. Idealmente, trabalhe primeiro em um programa de recuperação de vícios. Anote todas as coisas que você se sente inspirado a fazer.
Em seguida, você pode escolher uma coisa de cada vez para adicionar à sua vida. Ao não se sobrecarregar com coisas demais para fazer, é mais provável que você aproveite e alcance seus objetivos. Isso inclui grandes empreendedores e grandes ganhadores – dê a si mesmo tempo para crescer no início da recuperação.
Na Clínica Erimus, oferecemos programas de reabilitação a clientes em todo o país. Nosso serviço é confidencial. Nossas clínicas de reabilitação são monitoradas pelo órgãos competentes. Por favor, ligue para uma avaliação de vício hoje.