Alcoolismo

Não deixe que o alcoolismo danifique sua saúde, encerre suas relações e cause mais arrependimentos a você e à sua família. Abandonar o álcool não é uma decisão fácil, mas está longe de ser algo impossível e nós podemos ajudar! Dê essa chance a si mesmo e converse conosco. Estamos aqui por você!

O que é Alcoolismo?

O alcoolismo é uma doença, reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), caracterizada pelo descontrole relacionado ao uso do álcool.

A dependência do álcool pode ser caracterizada pela frequência ou pelo aumento progressivo da quantidade consumida, e também, pelos efeitos que ele causa sobre a vida do alcoolista (ou alcoólatra).

Embora muito bem aceito pela sociedade, o álcool é uma das drogas mais perigosas para o organismo humano, tanto por suas consequências físicas quanto pelos danos emocionais que pode causar ao alcoolista e às pessoas que estão ao seu redor.

Além disso, por ser uma droga lícita, a facilidade de compra, os baixos preços e a possibilidade de consumo em público tornam o abandono do alcoolismo muito mais complexo do que outras dependências.

O álcool é uma substância digerida no estômago, absorvida pelo fígado e que segue para o cérebro através da corrente sanguínea.

Dentro do organismo, o álcool causa danos por onde passa.

Não é incomum que pacientes cheguem à clínica de recuperação em estágio avançado de cirrose, hepatite, gastrite, pancreatite e com outros severos problemas de saúde, muitas vezes descobertos apenas em estágio de bastante gravidade.

Além disso, o excesso do uso de álcool reduz o apetite, causando anemia, dificuldade de memorização, irritabilidade, cansaço frequente, e perda de orientação espacial.

Como se os danos físicos e mentais não fossem o bastante, o alcoolismo muitas vezes faz com que relacionamentos cheguem ao final de forma trágica e dolorosa.

Dentro do lar, o alcoolismo muitas vezes é a causa de brigas, rupturas, violências físicas e verbais, acidentes domésticos e inúmeros danos emocionais e materiais.

Quando há crianças em casa, esse quadro pode se tornar ainda mais grave, gerando traumas que serão carregados por toda a vida e que podem culminar no alcoolismo, também, dos filhos.

Encontre tratamento para o alcoolismo

Apesar do alcoolismo ser uma doença bastante complexa e envolver muito esforço e desejo de recuperação por parte do paciente, a internação em uma clínica de reabilitação pode ser o passo mais importante de todo o processo de restauração da saúde e reestruturação mental e emocional, tanto do paciente quanto de sua família.

Aqui na Clínica de Recuperação Erimus Paraná, o alcoolista passa por um processo de desintoxicação e recebe acompanhamento clínico e terapêutico para superar o período mais complexo da abstinência.

Ao longo do período de internação, o paciente recebe alimentação balanceada e desenvolvida por nutricionistas, a fim de ajudá-lo na recuperação do seu organismo, bem como é incentivado e acompanhado por profissionais de educação física para que seu corpo seja reeducado, com hábitos mais saudáveis e melhor aproveitamento da sua energia.

Através das consultas com psicólogos, terapeutas e psiquiatras, o paciente começa a resgatar sua personalidade, muitas vezes encoberta pela dependência do álcool e desenvolve recursos para combater o desejo pelo álcool, recuperando o controle sobre suas decisões e sobre sua vida.

Se você tiver dúvidas sobre como funciona a internação para tratamento de alcoolismo ou quiser realizar uma visita à nossa clínica, entre em contato conosco.

Estamos prontos para ajudar, 24 horas por dia!

Precisando de ajuda ?

Duvidas sobre tratamento, agende uma visita com nossos terapeutas de plantão 24 horas

Nossas Especialidades

Nosso blog possui artigos feitos para ajudar você a entender e solucionar a realidade da dependência química e outros transtornos