Dependência Química
Precisa de ajuda?
(44) 99155-7195
Tratamento para dependência química
Afetando milhares de pessoas em todo o mundo e trazendo graves consequências à saúde física e mental, a dependência química é quando o indivíduo começa a desenvolver tolerância e uma forte necessidade psicológica e física por substâncias psicoativas, como é o caso do álcool, drogas ilícitas ou até mesmo medicamentos prescritos.
A dependência infelizmente acaba resultando na incapacidade de interromper o consumo, onde apesar das consequências adversas para a saúde física, mental e social, o indivíduo não consegue deixar de viver sem o uso daquela determinada substância, experimentando efeitos colaterais ao não utilizar, como a abstinência, mudança de humor e dentre outros.
O tratamento contra a dependência química é hoje o meio mais inteligente e eficiente para que um indivíduo possa ter de volta sua qualidade de vida, como também, consiga viver sem os efeitos colaterais que a falta da substância pode causar no corpo e mente.
Como identificar a dependência química?
Por mais que os efeitos e sintomas causados pela dependência química possam variar de acordo com cada paciente, existem alguns sinais considerados comuns que podem levantar suspeitas de que alguém está enfrentando a dependência química.
Os principais sinais que você pode observar são:
- Desejo incontrolável de consumir a substância;
- Crises de abstinência com a privação do uso, podendo vir acompanhado de sintomas como irritabilidade, tremores, ansiedade, náuseas, entre outros
- Distanciamento social;
- Mudanças de humor constantes;
- Negligências de atividades cotidianas, como trabalho, estudo e dentre outras tarefas que eram comuns e constantes;
- Endividamento;
- Descuido da saúde, higiene e aparência.
Como é o tratamento contra a dependência química?
O tratamento para dependência química é a principal e forma mais eficiente de reverter os sintomas e problemas causados pelo vício em substâncias químicas. O tratamento oferecido por nós aqui na Clínica Erimus Paraná aborda o paciente como um ser único, sendo adaptado conforme as suas necessidades individuais, envolvendo uma combinação de intervenções médicas, terapias comportamentais, apoio psicológico e muito mais.
Alguns dos elementos comuns presentes no processo de internação contra a dependência química, são:
- Desintoxicação: na maioria dos casos, o paciente começa passando por um processo de desintoxicação, esse em que o corpo é limpo da substância química em questão. Esse processo é realizado com acompanhamento de profissionais da saúde especializados, especialmente para gerenciar os sintomas de abstinência.
- Aconselhamento e terapia: com foco em tratar questões como traumas, transtornos mentais, problemas familiares ou estresse, esses que podem ser causados pela dependência química, boa parte dos pacientes passam por um processo de terapia, tanto em grupo quanto individual, a fim de ajudar na solução desse problema.
- Medicação: especialmente nos casos mais severos, a medicação pode ser prescrita para auxiliar no processo de internação, ajudando principalmente a reduzir os desejos, aliviar sintomas de abstinência ou tratar condições de saúde mental.
- Educação e prevenção de recaídas: Tanto durante quanto depois da internação, o paciente terá todo um apoio educativo, conhecendo estratégias para evitar recaídas e enfrentar desafios futuros.
Porque escolher a Clínica Erimus Paraná?
Aqui na Clínica Erimus Paraná, você consegue ter acesso aos melhores tratamentos contra a dependência química, com um corpo de equipe especializada, junto a uma estrutura de alta qualidade para lhe receber.
Alguns dos motivos do porque você deve nos escolher para caminhar juntos no processo de reabilitação, são:
Tratamento para dependência química no Paraná
Nós da Clínica Erimus Paraná estamos focados em oferecer o melhor e mais completo tratamento para dependência química, trazendo todo suporte ao paciente e a sua família, para lidar com os desafios e voltar a novamente ter qualidade de vida.
Perguntas frequentes sobre o tratamento para dependência química
Quais são as principais causas da dependência química?
Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento da dependência química em determinados indivíduos. Os principais fatores, são: predisposição genética, histórico familiar, trauma, problemas de saúde mental, acesso fácil a substâncias e influências sociais.
Como posso ajudar alguém que está lutando contra a dependência química?
A melhor forma de ajudar uma pessoa que está sofrendo com a dependência química é através do suporte profissional, esse que pode ser obtido especialmente em clínicas de reabilitação especializadas. Entre em contato conosco pelo telefone (44) 99965-2255 e tenha acesso a um tratamento completo e especializado.
Como prevenir a dependência química?
A prevenção contra a dependência química vai acontecer quando você começar a estudar os principais riscos oferecidos, gerar promoção da saúde mental, desenvolver habilidades de enfrentamento, e criar de ambientes sociais saudáveis. Todo esse suporte hoje você consegue através das clínicas de reabilitação.